Panetone com Recheio de Doce de Leite

O panetone de doce de leite do Zona Zen não é para comer com os olhos. O chef Adriano Amarante ensina a receita para você fazer na sua casa e fazer sucesso entre seus convidados. Você também pode substituir o damasco por uvas-passas e as nozes por castanhas de caju.
Para a massa:
Ingredientes:

1 envelope de fermento biológico
3 xícaras (chá) de leite morno
1 xícara (chá) de açúcar
1 kg de farinha de trigo
200g de margarina
4 ovos ligeiramente batidos
2 gemas ligeiramente batidas
1 pitada de noz-moscada ralada
Raspas de 1 laranja

Modo de preparo:

Em um recipiente junte o fermento, o leite, o açúcar, 1 kg de farinha de trigo e misture bem até dissolver o fermento. Adicione a margarina, os ovos inteiros, as gemas, a noz-moscada, as raspas de laranja e, aos poucos, o restante da farinha de trigo. Vá sovando até obter uma massa macia, homogênea e que desprenda das mãos. Se necessário, acrescente mais farinha de trigo. Cubra com um pano seco e deixe descansar até dobrar de volume.

Para o recheio:
Ingredientes:

3 latas de doce de leite
2 gemas
200g de nozes picadinha
2 xícaras (chá) de damasco picadinho

Modo de preparo:

Em um recipiente junte o doce de leite, as gemas, as nozes, o damasco e reserve.

Montagem do panetone:

Sobre uma superfície enfarinhada abra a massa formando um retângulo. Espalhe a margarina, dobre ao meio e dobre mais uma vez ao meio. Abra novamente formando um retângulo, espalhe o recheio, enrole como um rocambole e corte em 5 porções iguais. Reserve. Unte 5 formas para panetone, coloque cada porção nas formas, cubra com um pano seco e deixe descansar até dobrar de volume. Coloque o forno para aquecer em temperatura moderada (180º graus). Com uma tesoura afiada faça um corte em cruz na superfície superior do panetone para liberar o crescimento. Leve os panetones ao forno para assar até que esteja dourado e bem cozido por dentro. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

Saiba como fazer o doce de leite:

Para preparar o doce de leite, coloque as latas de leite condensado, sem o rótulo, em uma panela de pressão com água até a metade da lata. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Não abra a lata enquanto estiver quente.

Sugestão para servir:

Polvilhe o açúcar de confeiteiro quando tirar do forno. Aqueça o forno antes de colocar os panetones. Depois que dourarem por cima, abaixe o forno e deixe assar mais, até que, enfiando um palito (comprido) no centro da massa, este saia limpo.

http://gnt.globo.com/receitas/Panetone-com-recheio-de-doce-de-leite.shtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>