Como surgiu a panqueca?

As panquecas são muito antigas; surgiram há mais de nove mil anos na França. Acredita-se que a primeira panqueca tenha se originado quando uma mulher derramou, de forma acidental, um pouco do mingau no fogão e percebeu que tal substância cozinhava rapidamente, era de fácil manuseio e possuía um sabor muito agradável.

O hábito de comer panquecas se difundiu rapidamente por toda a Europa. Em função do prato, foram criados diversos festivais de culinária. A partir da década de 20, as panquecas passaram a ser um prato comum em várias partes do mundo.

Quer saborear uma deliciosa panqueca? A Nutritécnica prepara nos sabores carne, frango e ricota. O ClicFood entrega onde você estiver. Aí vai uma boa dica:

Panqueca de ricota

INGREDIENTES:

500 g de ricota fresca

7 colheres (sopa) de farinha de trigo

4 ovos

3 1/2 xícaras de leite

2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

100 g de cogumelo

1 colher (sopa) de salsinha picada

Queijo parmesão ralado

Sal e pimenta – do – reino a gosto

Modo de preparo:

Bata do liquidificador 4 colheres (sopa) de farinha de trigo, os ovos 1 e 1/2 xícaras de leite e sal a gosto. Em uma frigideira pequena, antiaderente, derreta uma bolinha de manteiga e coloque 1/4 xícara da massa.

Mexa a frigideira de maneira que a massa se espalhe pelo o fundo todo, formando uma panqueca fina e frite dos dois lados.

Prepare 11 panquecas,  corte os cogumelos em pedacinhos, frite-os com um pouco de manteiga, tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

Coloque a ricota em uma tigela, misture com o cogumelo frito e frio, coloque mais sal e pimenta a gosto, e por último a salsinha e misture tudo.

Divida a mistura entre as panquecas, enrole e coloque-as em um refratário untado com manteiga.

Prepare um molho branco ralo, com a manteiga a farinha de trigo e o leite quente restante. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Deixe no fogo até engrossar, mexendo sempre. Cubra as panquecas com o molho branco e salpique bastante queijo parmesão ralado.

Leve ao forno médio (180º) por 15 a 20 minutos, para gratinar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>