O alimento escolhido foi a massa!!! Você sabe quem inventou a massa?

No dia 25 de outubro é festejado, mundialmente, o Dia mundial do macarrão. Nessa época, vários países (EUA, México, Turquia, Itália, Alemanha, Venezuela, Brasil) organizam festas e eventos especiais, para mostrar que o macarrão é um alimento universal e adaptável a qualquer região do planeta.

 
Muitos atribuem a invenção da massa ao sul da Itália, especificamente à região de Nápoles e a partir do Século XIII, os italianos foram os maiores difusores e consumidores do macarrão por todo o mundo. Foram responsáveis por inventar mais de 500 variedades de tipos e formatos.
 
A palavra “Macarrão” vem do grego “Makària” – caldo de carne enriquecido por pelotinhas de farinha de trigo e por cereais, cerca de 25 séculos atrás – A palavra “pasta” (massa dos italianos) vem do grego “Pastillos” (Pastillos é citado em seus textos por um poeta, especialista em versos culinários, o grande Horácio).
 
Finalmente, os latinos já se deliciavam com um prato batizado de “macco” – caldo de favas e massas de trigo e água – Seguramente, da reunião dessas influências aparecem na Ilha da Sicília, cerca de mil anos atrás, o verbo “maccari” – significa esmagar ou achatar com muita força.
 
Sabe-se que o macarrão começou a ser preparado logo que o homem descobriu que podia moer alguns cereais, misturá-los com água e obter uma pasta cozida ou assada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>